sexta-feira, 1 de janeiro de 2016

O spider quer quer o cinturão em 2016

Opiniao:"O Spider num viaja pow você num disse que queria curtir a familia da um tempo ve seus filhos crecer e taus e agora quer o cinturão de novo pqpq"

Há um ano, Anderson Silva vivia situação semelhante a que está passando neste momento. Estava afastado dos octógonos, mas já com adversário definido e ansioso para fazer seu retorno ao UFC. Além dos motivos dos afastamentos - primeiro a perna quebrada e agora o doping - a única diferença está na postura de Spider. Antes, só pensava em uma volta tranquila. Hoje, só quer saber de cinturão.

 "Estou bastante motivado e feliz com tudo que está acontecendo. Os últimos dois anos e meio foram conturbados para mim, mas é normal... Depois da minha última luta conversei com minha família e eles entenderam meu lado. Tenho o apoio deles para continuar nos octógonos. Espero poder ter uma nova oportunidade de lutar pelo cinturão e levar ele de volta para o Brasil", disse Anderson Silva em uma conferência telefônica para divulgar seu combate contra Michael Bisping, no dia 27 de fevereiro, em Londres.

 Durante uma hora de conversa com jornalistas do mundo inteiro, e alguns ataques de Bisping ao brasileiro, Anderson repetiu várias vezes que não precisa provar nada para ninguém, assim como no ano passado, mas, em algumas outras declarações, deixava claro que estava incomodado com a opinião das pessoas e deu a entender que esse foi o principal motivo para essa mudança de postura do ex-campeão.

 "Estou me preparando há muito tempo para desafios como esse que está vindo, e gosto disso. Algumas coisas aconteceram e mudei meu pensamento, sim. Não só vou provar que posso, como vou levar esse cinturão de volta ao Brasil. É só uma questão de oportunidade. Só isso. Gosto de provas o que muitas pessoas chamam de impossível. Para muito pode ser, mas não para mim. Vou esperar minha oportunidade, lutar contra quem tiver que lutar. Apesar de muitos me acharem maluco, eu gosto disso, gosto de desafios. Falaram que não vou conseguir, agora vou até o final, me deu mais vontade", completou. 

 Mas qual é a distância entre Anderson Silva e uma disputa de cinturão?

 Sobre isso, o brasileiro não quis opinar. Então, tentaremos entrar na cabeça de Dana White e imaginar como pode ser o futuro de Spider no UFC. Considerado um dos melhores lutadores de todos os tempos, Anderson Silva foi por muito tempo dono da primeira posição do ranking peso por peso da organização. Hoje, aos 40 anos, no entanto, sequer aparece entre os 15 melhores e também está fora da lista dos melhores médios do Ultimate. 


 Bisping, adversário inédito em sua carreira, também é experiente, já está com 36 e ocupa atualmente a sétima colocação do ranking da divisão. Com duas vitórias seguidas, contra Thales Leites e CB Dollway, o britânico também mantém esperanças de uma luta pelo cinturão. Uma vitória sobre Anderson, contudo, ainda não deve lhe dar esse direito, mas pode o deixar bem perto. O mesmo serve para Anderson Silva, que apesar de nem aparecer entre os melhores dos médios, deve voltar com tudo caso consiga um triunfo convincente em Londres. 


 Muito disso se deve, é claro, ao UFC 194, que bagunçou a categoria dos lutadores até 84 kg. Ronaldo Jacaré era o favorito para a próxima disputa de cinturão, mas sua derrota polêmica para Yoel Romero o fez dar alguns passos para trás na corrida pelo título. O cubano, apesar de sete vitórias seguidas e segundo no ranking, não convenceu e deve ficar na espera.

 Na próxima luta de cinturão, uma incógnita. A vitória de Luke Rockhold sobre Chris Weidman deixou Dana White e Joe Silva em uma sinuca de bico. Por mais incrível que possa parecer, Vitor Belfort aparece como a melhor solução neste momento. Com uma vitória convicente sobre Dan Henderson, o brasileiro usou sua rivalidade com o americano para barganhar uma nova disputa pelo cinturão. E o rival não só aprovou como agora chegou a pedir claramente uma revanche contra o "Fenômeno", que o nocauteou em sua estreia no UFC. 

 Assim, Anderson terá três opções pós-luta: se perder, ficará muito distante da luta pelo título; se vencer de forma morna, deverá pegar um adversário do meio do ranking, e se brilhar no octógono, tem tudo para se credenciar para uma luta que poderia já lhe deixar em posição para disputar o cinturão. Pensando na melhor das hipóteses, Anderson Silva venceria com propriedade e receberia (para o meio de 2016 para frente) um adversário de nome que, em caso de vitória, lhe colocaria em uma chance do cinturão. 

 O problema é que Spider faz, em média, duas lutas por ano, ou seja, no melhor dos cenários, teria uma oportunidade para se tornar campeão novamente apenas em 2017, já beirando os 42 anos de idade. Será que ele teria gás para voltar a ser dominante nessa idade? Chance de cinturão há. Agora se conseguirá realizar seu desejo e provar para todo mundo que ainda pode ser o melhor, só o tempo (e sua condição física) vai dizer...

Nenhum comentário:

Postar um comentário