terça-feira, 29 de dezembro de 2015

2016 será o ano das revanches no UFC

Acostumados a fazerem mistérios sobre as próximas lutas, Dana White, chefão do UFC, e Joe Silva, matchmaker da organização, não devem ter muito trabalho para escolherem os primeiros combates de título de 2016. Se pensarmos em lutas grandes, importantes, de cinturão, uma coisa é certa: a próxima temporada pode ser considerada o ano das revanches.
Algumas categorias já até estão definidas, mesmo ainda sem uma data confirmada. Outras, no entanto, são possíveis combinações que o UFC pode armar para a sequência do ano.
FABRÍCIO WERDUM X CAIN VELASQUEZ



















Depois de chocar o mundo ao bater Cain Velasquez na Cidade do México e unificar o cinturão dos pesados, Fabrício Werdum fará pela primeira vez uma defesa de cinturão no UFC. Apesar de muitos afirmarem que Cain não merecia uma revanche imediata pela forma que perdeu para o brasileiro, a organização já confirmou uma nova luta pelo título dos pesos-pesados, dessa vez em Las Vegas, no dia 6 de fevereiro.


JOANNA JEDRZEJCZYK X CLAUDIA GADELHA




















Foi uma vitória sobre a brasileira Claudia Gadelha, em dezembro de 2014, que credenciou Joanna Jedrzejczyk como desafiante ao cinturão do peso-palha feminino. Apesar de vencer por decisão dividida, Joanna teve a oportunidade de enfrentar Carla Sparza e ficou com o título após um nocaute técnico no segundo round.


Agora, pouco mais de um ano depois, Claudinha tem a oportunidade de dar o troco e trazer mais um cinturão pelo Brasil. Dana White já confirmou a luta, mas ainda sem data definida.

HOLLY HOLM X RONDA ROUSEY
















Era mais do que esperado que Ronda Rousey tivesse direito a uma revanche imediata contra Holly Holm. Queridinha do UFC, a ex-campeã do peso-galo feminino vinha de 12 vitórias seguidas, sendo seis na organização, antes de ser atropelada pela adversária. A única dúvida para que esse combate acontecesse era em relação à condição física de Rowdy. Apesar de receber 180 dias de suspensão médica, ela já está liberada para treinos leves e deve começar sua preparação o quanto antes para tentar retomar o título da compatriota.


DANIEL CORMIER X JON JONES



















Talvez seja essa uma das lutas mais esperadas para 2016. Não pelo combate em si, mas pelo retorno de um dos maiores campeões da história do UFC. Perdoado pela organização, Jon Jones declarou que estava de volta ao mundo das lutas em outubro e aguarda apenas um sinal de Dana White e Joe Silva para saber quando pisará novamente no octógono. O que se imagina é que Bones, que já publicou fotos mostrando que está com o condicionamento físico em dia, tenha uma oportunidade direta pelo cinturão.


JOSÉ ALDO X FRANKIE EDGAR




















Depois da derrota para Conor McGregor, e das entrevistas não só do irlandês, mas principalmente de Dana White, José Aldo ficou com o futuro totalmente indefinido no UFC. Seu destino está atrelado diretamente ao que McGregor decidir. Se o agora campeão unificado dos penas decidir subir para os leves, o chefão da organização já disse que Aldo pode voltar a lutar pelo cinturão, mas dessa vez contra um velho conhecido: Frankie Edgar, derrotado na terceira defesa de título do brasileiro. Se o irlandês continuar na categoria, Aldo voltará para a fila e poderá encarar um novo adversário.


VITOR BELFORT X LUKE ROCKHOLD




















Vindo de ótima vitória sobre Dan Henderson, Vitor Belfort vê novas possibilidades aparecerem neste final de ano, principalmente após o UFC 194, quando Chris Weidman perdeu o cinturão da categoria para Luke Rockhold, velho conhecido do "Fenômeno".
Imediatamente após o combate, o brasileiro não perdeu tempo e pediu uma nova luta contra Rockhold, que aceitou o desafio. Descartado, pelo menos para esse próximo momento, para uma disputa de título, Belfort usou bem a rivalidade para tentar subir nos médios. Agora resta saber se Dana White cairá na do lutador.
Se não conseguir a revanche contra Rockhold - nocauteou o americano com um chute rodado espetacular na estreia dele no UFC -, Belfort poderá ter outro velho conhecido no radar. Uma especulação era uma possível nova luta contra Anderson Silva, que volta de suspensão após ser flagrado em um exame anti-doping no começo deste ano, mas ele foi confirmado para um combate contra Michael Bisping. Agora uma opção pode ser um novo embate com Chris Weidman, reeditando o confronto pelos pesos médios, mas, dessa vez, sem o cinturão em jogo.

LYOTO MACHIDA X chris weidman

















Com duas derrotas em sequência - para Rockhold e Yoel Romero -, Lyoto Machida está em baixa no UFC e ainda não sabe o que lhe espera na organização. O próprio brasileiro já havia especulado uma possível luta contra o inglês Michael Bisping, que acabou sendo anunciado para o retorno de Anderson Silva. Uma opção seria uma revanche contra contra Chris Weidman, que poderia reerguer, ou afundar de vez, sua carreira. 
Outra alternavita poderia ser uma revanche contra Mauricio Shogun, que vem de vitória sobre Minotouro. A luta fecharia uma trilogia entre os brasileiros, que lutaram duas vezes pelo cinturão dos meio pesados. Para isso acontecer, Lyoto teria que subir de categoria, já que hoje luta pelos médios. A opção não agrada carateca, mas, que com duas derrotas seguidas, está longe de uma nova disputa de cinturão e poderia acabar cedendo a um pedido do UFC.

Nenhum comentário:

Postar um comentário